Desafio – Quem se atreve a Observar?

“Uma vez que a tarefa do professor [ou de qualquer educador] era a de libertar cada criança para a aprendizagem, e uma vez que cada criança, em resposta às leis interiores do seu próprio organismo, tem diferentes necessidades e diferentes períodos de desenvolvimento, o professor não poderia funcionar efectivamente sem uma consciência da infinidade de variações no comportamento de cada criança. Segundo o método Montessori, o professor incapaz de observar não poderá ensinar.” (Rambusch, 1965)

Age of Montessori
Age Of Montessori

“A importância de observar a Criança” é algo que  ouvimos cada vez com maior frequência.

Não é fácil parar. Sejam dez ou quinze minutos, não é fácil parar e simplesmente ficar a observar, sem julgamentos, sem interferência, e, sobretudo, sem pensar nas mil e uma tarefas e preocupações que teimam em nos ocupar a cabeça. Não é fácil quebrar as correntes de uma vida agitada, de uma vida que requer mais tempo do que àquele que se tem.

Mas é possível! Sobretudo se pensarmos e nos mentalizarmos que parar para observar pode trazer-nos um conhecimento da Criança que temos à nossa frente, que antes nos podia passar desapercebido. Pequenas ou grandes habilidades, pequenas ou grandes conquistas, pequenos ou grandes dons, interesses, características boas ou más, hábitos, detalhes.

E tomar todo este conhecimento não só traz a grande vantagem de nos ajudar no caminho de criarmos oportunidades e um ambiente propício ao estado de desenvolvimento e interesses concretos da Criança em cada momento, mas também uma alegria enorme. Um contentamento que vem desse estado Mindfull, de atenção plena ao momento e àquele ser maravilhoso que temos à nossa frente, e que vem das descobertas imensas que podemos fazer.

Queremos por isso lançar um desafio a todos os que sentirem que o mesmo lhes faz sentido.

Queremos desafiar a observar:

  1. Escolher um momento onde a Criança esteja entretida com alguma actividade, seja no berço a olhar um mobile, no quarto a brincar, no parque, com amigos, uma oportunidade para simplesmente observar;
  2. Deixar todas as distracções longe ou em off (telemóveis, televisão, conversas, actividades mesmo que rotineiras);
  3. Ter um papel ou bloco de notas para apontar tudo o que observarmos (que nos pareça importante ou não);
  4. Observar durante quinze minutos. Sem julgar, sem interferir, sem interromper, sem pensar que vai sujar ou estragar. Simplesmente observar.

Que mão utiliza mais?

O que é que desperta mais o seu interesse?

Deu alguma utilização diferente a um certo objecto?

Alguma cor que a atraia mais?

O que fixa a sua atenção?

Acreditamos que deste desafio podem vir descobertas e sobretudo um despertar para pormenores grandes ou pequenos que nos podiam passar desapercebido. Alguma sensação nova, alguma descoberta. E por isso gostaríamos depois de convidar todos os que quiserem a partilharem connosco como decorreu essa experiência, o que faremos através da resposta a um pequeno questionário. howwemontessori

Pedimos por isso a todos os interessados em participar que preencham o formulário a baixo. Dentro de uma semana serão contactados pelo Jardim da Descoberta com um conjunto de questões sobre essa observação e termos para a respectiva partilha.

Para os participantes deste desafio temos uma surpresa:

Na próxima quinta-feira quando encerrarmos o desafio, atribuiremos números aos participantes pela ordem em que se inscreveram no desafio e através da plataforma Random iremos sortear, à escolha do vencedor:

– 50% de desconto na inscrição do nosso Workshop Mindfulness & Montessori, a acontecer dia 11 de Novembro em Vilamoura

ou

– 15% de desconto numa compra na nossa loja online com materiais Montessori da marca Nienhuis.

Fica lançado o Desafio. Quem se atreve a observar?

One thought on “Desafio – Quem se atreve a Observar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s