“Mindfulness” e “Montessori” na mesma frase?

Cada vez ouvimos mais falar de “Mindfulness” e de “Montessori“. Mas “Mindfulness e Montessori” pode por vezes criar alguma admiração.

O conceito de Mindfulness aparece normalmente associado a um tipo de meditação, que normalmente acontece na posição de sentado, mas que também pode acontecer em andamento. É até mesmo uma prática que pode ser aplicada na grande maioria dos momentos banais da nossa vida: podemos estar Mindful a comer, a conduzir, a trabalhar, a estar com alguém, a jardinar, a cozinhar, e a tantas outras coisas mais.

Na verdade, até as nossas Crianças podem aprender a ser Mindfull.

Mas porquê? Para quê? E o que tem Montessori a ver com isto? Significa isto colocar Crianças em meditação concentradas durante algum tempo? Será isso mesmo possível?

O que é Mindfulness?

Mindfulness é um estado de atenção activa e aberta no presente. Quando está mindful, observa os seus pensamentos e sentimentos de uma certa distância, sem julga-los como bons ou maus. Em vez de deixar que a vida passe por si, mindfulness significa viver no momento e desperto para a experiência.” (Psychology Today)

É uma qualidade de atenção focada no momento presente acompanhada de uma postura de não-julgamento.” (Angeline Lillard)

Mindfulness , também conhecido como atenção plena, é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento.” (Mindfulness Institute)

Não restam dúvidas de que Mindfulnes encoraja uma forte atenção no momento presente, em nós mesmos e no ambiente que nos rodeia.

Para além do tipo de meditação, podemos praticar Mindfulness no dia-a-dia, ao comermos, caminharmos ou fazermos as mais diversas tarefas que fazem parte da rotina, tudo de forma plenamente consciente, ou seja, no momento presente. Sem pensar e mil outros assuntos, afazeres, pre-ocupações. Estar verdadeiramente ali. Até no envio de um e-mail, na escuta do outro, na condução podemos praticar esta técnica.

É também algo que pode ser aprendido e treinado pelas Crianças. Naturalmente que não faz sentido pedir a uma Criança que permaneça sentada em meditação, pois é algo que ela não é capaz de fazer. O que há são práticas concretas, exercícios adaptados, que podem ajudar a conduzir as Crianças a esta prática, ganhando uma consistência que as acompanhará para o resto das suas vidas.

Mas para quê? Quais os benefícios?

Quais os benefícios do Mindfulness?

Não restam dúvidas de que treinar a capacidade de “atenção plena” trás ganhos enormes para o bem-estar da população adulta. Aprender a ser Mindfulness e ser Mindfulness trás benefícios muito concretos como a redução do stress, um maior e mais objectivo conhecimento de si próprios, melhora a produtividade em todas as áreas, ajuda o cérebro a ter um melhor controlo sobre o processamento da dor e das emoções, faz até a música soar melhor aos ouvidos, aumenta a consciência corporal, melhora a saúde, reduz risco de depressão, e tantas outras coisas mais.

E no que respeita às Crianças? Não restam dúvidas de que representa também inúmeros benefícios em relação ao seu desenvolvimento, mais propriamente no que respeita ao desenvolvimento da sua capacidade de concentração, independência e motivação intrínseca. Bann Dek Montessori

Recentes investigações cientificas centradas no que acontece quando as Crianças praticam diversas formas de Mindfulness, concluíram que essas Crianças têm melhores resultados académicos, uma maior percepção de si mesmas, maior facilidade no estabelecimento de relações sociais, superando ainda as outras Crianças no que respeita ao controlo cognitivo, aos níveis de stress, ao controlo emocional, optimismo, empatia, Mindflness e agressão.

Como se relaciona então Montessori com Mindfulness?

Curiosamente, Maria Montessori sempre colocou um ênfase muito grande na Concentração, vista como uma capacidade que deve ser treinada e incentivada desde os primeiros dias de vida dos bebés.

Sem falar especificamente em Mindfulness, incorporou no seu Método práticas e materiais alinhados com os princípios Mindfulness e ajustados a cada faixa etária. Muitos dos aspectos da Pedagogia Montessori, como sejam privilegiar uma atenção concentrada, a aprendizagem com base em experiências sensoriais e o envolvimento em tarefas concretas, revelam uma relação muito próxima com os princípios e objectivos do Mindfulness.

Há exemplos de actividades que Maria Montessori introduziu nas suas salas de aula há mais de 100 anos atrás, que são autênticas práticas Minduflness, desde o nascimento.

Se seguirmos um pouco o curso de alguns materiais Montessori e da sua filosofia, compreendemos que os recém-nascidos são incentivados a treinar o foco desde os primeiros dias. Isto através de imagens de contraste preto e branco e de mobiles que acompanham a sua rápida evolução. oooo.png

À medida que evolui e se desenvolve, novos materiais vão sendo apresentados, que ao conseguirem captar o interesse da Criança, conseguem prender a sua atenção e o seu foco em períodos cada vez mais prolongados.

A Caixa de Permanência, por exemplo, poderá manter uma Criança de 10 meses entretida durante bastante tempo, primeiro a tentar colocar a bola no orifício, e, uma vez conseguido, a repetir este exercício vezes sem conta, totalmente concentrada.

Criança IndependeteÉ como se as Crianças nascessem com uma pré-disposição a este estado Mindfull, pois também é através deste que elas se desenvolvem e adquirem novas capacidades.

A quem está com as Crianças cabe promover oportunidades para estarem em Mindfulness, tentando interromper o menos possível uma Criança que esteja a “trabalhar”, preparando um ambiente que fomente essa concentração e oferecendo também desafios e materiais adequados.

Maria Montessori sempre foi contra os castigos e recompensas, pois para ela a verdadeira motivação, a verdadeira recompensa vem deste estado profundo de concentração que as Crianças alcançam quando desempenham qualquer actividade do seu interesse, e que se manifesta no estado de calma, tranquilidade e felicidade que sentem quando regressam dessa actividade.

Outros exercícios, como o Caminhar sobre a linha ou o Jogo do Silencio, são práticas que acontecem em todas as salas Montessori e que podem ser facilmente adaptadas a outros ambientes.

São tudo exercícios que ajudam as Crianças a encontrar o seu centro, um lugar silencioso dentro de si onde poderão encontrar dicas ou respostas sobre o que escolher em cada momento, o que é melhor conseguido quando as Crianças estão calmas e equilibradas, escolhendo actividades desafiadoras e sendo capazes de as levar atá ao fim.

Para quê aprender isto tudo?

Por vezes pode haver a sensação de que esta difusão de modelos pedagógicos e filosofias como o Mindfulness nas Crianças, tem a pretensão de criar um mundo perfeito, de pessoas perfeitas.

Não. Aquilo que todas estas práticas e estes métodos querem é que as Crianças aprendam ser independentes, a serem autónomas, a não dependerem dos outros para se motivarem, para avançarem, a aprendam a escutar-se a si mesmas, a saber o que a sua alma, a sua intuição, o seu guia interior lhes pede.

Além disso, são tudo práticas que as ajudam a lidar com os sentimentos e desafios que surgem, numa fase da sua vida onde estão a aprender a gerir, a controlar e a aceitar as emoções. Saber identificar e lidar com as emoções traz paz e confiança. E não gostaríamos tantos de nós que tudo isso ou pelo menos parte nos tivesse sido transmitido quando éramos Crianças? Não poderá isto contribuir para um mundo verdadeiramente mais harmonioso e pacífico?

É de facto possível ajudarmos as Crianças neste caminho, e oferecer-lhes uma ferramenta que será de um valor inestimável para toda a sua vida. Uma capacidade que as ajudará a lidar com os desafios que irão sempre surgir, mas de uma forma centrada, calma e objectiva.

Criança Mindfulness

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s