Interlocking Discs / Discos Montessori para Bebés

Quando procuramos por actividades Montessori para bebés, dos primeiros materiais que nos surgem são os mobiles e os chamados “interlocking disks” ou “discos”.

IMG_1620

Estes discos não foram inventados por Maria Montessori, mas ao que parece por Gianna Gobbi, uma experiente guia Montessori, que aprendeu directamente com Maria Montessori de quem foi assistente e manteve uma estreita relação.

A título de curiosidade, além dos discos, é-lhe também atribuída a criação do famoso mobile “gobbi”, que integra o conjunto dos mais famosos mobiles que são utilizados nos primeiros meses de vida no âmbito da aplicação do Método Montessori.

Quanto aos discos, desenhou este material com base na observação de que os bebés por volta dos cinco/seis meses sentiam uma necessidade de agarrar objectos, com um especial interesse sobre aqueles que pudessem ser agarrados de diferentes formas, e que fossem leves o suficiente para poderem também ser levados à boca.

De facto, por volta desta idade, os bebés começam a observar os objectos, passando-os de uma mão para a outra várias vezes, o que faz com que ganhem noção da linha média do seu corpo, desenvolvendo dessa forma os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Esta fase do desenvolvimento é muito interessante, pois este tipo de movimentos são das primeiras experiências de lateralidade vividas pelos bebés.

Mais do que um simples objecto que transferem de uma mão para a outra, o design destes discos permite criar diferentes experiências com o mesmo objecto, pois sempre que o recebem com uma nova mão é como se tivessem uma nova sensação, uma nova experiência, ao que acresce o treino da rotação dos pulsos e a possibilidade de o levarem à boca, a forma através da qual exploram e conhecem os materiais.

Se introduzirmos os discos antes dos cinco/seis meses iremos perceber que não despertam grande interesse por parte dos bebés. Mas a partir do momento em que começam a demonstrar interesse na observação dos objectos, é curioso observar a forma como “trabalham” com este tipo de materiais.

Depois disto, poderão ainda ser utilizados num momento posterior, quando estão a começar a gatinhar, pois pode ser um material interessante para utilizar através da rotação no chão, que tem um movimento divertido que estimula a atenção das Crianças e incentiva-as ao movimento.

Não se esqueça da importância da rotatividade dos materiais. Caso vá introduzir este material na vida do seu bebé, retire-o com alguma periodicidade, para que quando o volte a introduzir, o bebé pegue nele com uma atenção renovada e vá absorver novas experiências.

discos casa capaz

Estes discos encontram-se disponíveis online na Casa Capaz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s