#5 Sabia que…

Sabia que… Maria Montessori acreditava que as mais variadas manifestações da Arte são expressões do espírito humano acessíveis a todas as Crianças?

Defendia que saber tocar um instrumento, pintar um quadro, esculpir uma figura, enfim, exprimir-se através da Arte, é algo que não está reservado apenas a pessoas especialmente talentosas. Acreditava sim que são actividades pelas quais todas as Crianças têm um natural interesse pois são elementos essenciais para nutrir o seu espírito.

Por isso, promoveu desde sempre a integração em ambiente escolar de materiais relacionados com a Música e com a Arte, disponíveis e acessíveis em todos os momentos, e não apenas numa sala especial ou num momento especial, transmitindo uma ideia de “inacessibilidade”  que podia criar obstáculos à sua exploração.

Independentemente do método, a conjugação do trabalho académico com a expressão artística tem resultados visíveis em alunos com uma sensibilidade especial para a Arte, visível na forma como ilustram todos os seus trabalhos, e que levam para a vida, quer sigam ou não um caminho ligado concretamente à Arte.

Não nos esqueçamos que as Crianças são “mentes absorventes”, e por isso porque não começar desde já nas nossas casas a rodeá-las de boa música e de materiais que lhes permitam expressar-se artisticamente, seja através de instrumentos musicais, de aguarelas, barro, plasticina, entre tantas outras formas. As Crianças não se preocupam com o produto final, mas sim com o processo criativo em si. E por isso, ter sempre à sua disposição elementos através das quais possam criar, irá certamente enriquecer o seu espírito tanto agora, como em adultos, com benefícios para a vida toda.

Esta Oficina dos Sons e outros materiais estão também disponíveis na loja online da Casa Capaz

Oficina dos Sons - Casa Capaz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s