# 3 Sabia que…

Sabia que… Jean Piaget foi contemporâneo e forte apoiante de Maria Montessori?

Jean Piaget levou a cabo os seus primeiros trabalhos sobre crianças (no início dos anos vinte) numa escola experimental em Genebra (La Maison des Petis) que era precisamente uma antiga instituição Montessori com algumas alterações. Além disso, apoiou Maria Montessori na criação da Associação Montessori Internacional (AMI), e ainda liderou durante vários anos a Associação Montessori na Suíça.

Ambos desenvolveram teorias relativas ao desenvolvimento cognitivo, que têm bastante em comum: acreditavam que a criança se desenvolvia numa sequência e ordem progressivas, e que era fundamental promover o seu trabalho com as mãos em diversos tipos de actividades, permitindo a liberdade de escolha e movimento (pelo menos até aos três anos), e fomentando a concentração e o foco na criação de modelos mentais, ao invés da memorização pura de factos.

As grandes diferenças entre as suas metodologias residem no “tempo”. Piaget acreditava que as crianças têm específicos períodos de desenvolvimento cognitivo ou intelectual, e que apenas a partir dos 7 anos de idade se encontram numa concreta “fase operacional”, onde a leitura, a escrita e a matemática passam a ser possíveis de aprender. Já Montessori defendia que as crianças passam por períodos sensíveis e que devem ser encorajadas desde muito cedo a desenvolver os seus sentidos, reconhecendo que cada criança tem o seu próprio ritmo, que é algo que não se pode prever, mas que é essencial respeitar.

Outras diferenças residem por exemplo no facto de Piajet defender que crianças precisam de tempos definidos por exemplo para dormir a sesta, ou que devem estar “separadas” nas salas de aula por idades. Montessori, por sua vez, deixava a criança livre para decidir por si própria quando dormir a sesta, na promoção da sua independência, e procurava juntar diferentes idades nas mesmas salas para encorajar o apoio entre colegas e optimizar o facto de as crianças aprenderem melhor os ensinamentos vindos dos seus pares.

jean-piaget-e-maria-montessori

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s