4# E se… a Criança quiser mexer em fósforos?

A Criança está naturalmente interessada em aprender, tendo um espírito de descoberta e curiosidade que a faz querer explorar e experimentar o mundo que a rodeia.

Quando vê os adultos a fazerem algo que ela nunca experimentou, sente-se em situação de desequilíbrio e tem uma enorme vontade de conhecer e colocar-se ao mesmo nível do adulto. Grande parte do interesse das Crianças está precisamente em querer imitar e ser como aos adultos que a rodeiam, e o método Montessori promove esta aprendizagem.
Se esse objecto é potencialmente perigoso (como mexer numa caixa de fósforos), a exploração conjunta sugere-nos que aproveitemos a oportunidade para explorar esse objecto em conjunto com a Criança, caso seja adequado à idade em que se encontra.
Neste caso, poderíamos mostrar como se acende um fósforo, deixar a própria Criança mexer, sempre sob a nossa supervisão, explicar os riscos, o que acontece se encostar o fósforo a uma roupa, a um dedo, explicar para que serve, que não se deve usar, etc.
Desta forma, coloca-se a Criança em situação de equilíbrio. O risco de numa próxima vez, em que a Criança se encontre sozinha e se depare com uma caixa de fósforos, vir a colocar-se numa situação de perigo é menor do que se a tivéssemos impedido imediatamente de mexer, e a curiosidade tivesse lá permanecido.
Não significa isto que deixemos caixas de fósforos, ou quaisquer outros objectos que ofereçam perigo, à mão das Crianças. O “Ambiente Preparado” que faz parte do método Montessori visa também assegurar que estão reunidas todas as condições de segurança para que a Criança possa explorar livremente. Mas caso tal aconteça, a segurança será maior. 
luciana-misura-org
luciana.misura.org

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s