Pedagogia Montessori – O que é?

Maria Montessori nasceu em 1870, em Itália, e foi uma das primeiras mulheres a formar-se em Medicina. Uma mulher revolucionária para a época em que viveu, desde cedo teve especial interesse pelos mecanismos de desenvolvimento de aprendizagem infantil.

Iniciou os seus estudos com Crianças portadoras de deficiência mental e logo percebeu que muitos problemas poderiam ser resolvidos através de uma abordagem pedagógica, ao invés de pediátrica.

Após trabalhar com Crianças e estudar alguns métodos de educação infantil existentes estabeleceu um ponto de partida para a criação do seu próprio Método.

Numa época em que a educação era baseada essencialmente pela rigidez e até em castigos físicos, Maria Montessori lutou para mudar o rumo da educação tradicional ao incentivar o desenvolvimento do potencial criativo desde a primeira infância. Com esse objectivo, elaborou e aperfeiçoou técnicas de aprendizagem que procuravam interrelacionar e harmonizar actividade, liberdade e individualidade.

O Método Montessori parte do princípio de que todas as Crianças têm a capacidade de aprender de forma autonoma, através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente.

Este ambiente, por sua vez, deve ser um “ambiente preparado”, propício à aprendizagem e respeitador das necessidades específicas da Criança, que assim poderá aprender por si mesma, ao seu ritmo e segundo o seu processo natural de desenvolvimento e períodos sensíveis.

O ambiente deve também estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da Criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação. Devem ser respeitados factores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade, e daí o papel crucial da “observação atenta” que cabe aos adultos.

Montessori defendia atividades que favorecessem o movimento e o toque, por acreditar que na primeira infância o caminho do intelecto passa pelas mãos, partindo da experimentação do concreto para a compreensão do abstracto. É valorizado o esforço contínuo de explorar e reconhecer o mundo através das propriedades presentes nos objetos selecionados nas diferentes actividades como o tamanho, a forma, a cor, a textura, o peso, o cheiro, o barulho, etc.

Este ambiente deve então ser adequado e recheado de estímulos, sendo igualmente essencial a preparação dos adultos para auxiliar a Criança no seu desenvolvimento sem que haja interferência ou influência nas suas escolhas.

Quanto aos materiais utlizados no Método, estes são desenvolvidos para proporcionar experiências concretas e estruturadas, e essencialmente apresentam as seguintes características:

  • Cientificamente elaborados;
  • Sensoriais: permitem à Criança sentir o conceito de maneira concreta antes de aprender de maneira abstrata;
  • Estéticos: o material deve seduzir as Crianças, deve ser belo para que a Criança tenha o desejo de trabalhar com ele;
  • Adaptado à força e ao tamanho da Criança, que desenvolve confiança em si mesma;
  • Isolamento de qualidades: o material integra somente uma dificuldade por atividade (por exemplo: se a Criança trabalha com a forma, todas as cores serão as mesmas);
  • Baseados no controle de erro, a fim de que a Criança possa corrigir por si própria.

Por todo o mundo existem escolas e casas onde é utilizada a Pedagogia Montessori e onde são desenvolvidas diversas iniciativas educacionais que se orientam pelas descobertas de Maria Montessori. Este Método colocou a Criança no centro do processo educativo respeitando as suas necessidades individuais e ressaltando a capacidade inata da Criança para aprender e tornar-se um adulto respeitador do mundo à sua volta e ciente da sua própria e verdadeira natureza.

maria_montessori_1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s