#1 E se… o Bebé estiver com o olhar fixo numa luz ou a Criança estiver focada a desarrumar uma gaveta?

img_0667

O primeiro elemento essencial para o desenvolvimento da Criança é a concentração. A Criança que se concentra é imensamente feliz”.  Maria Montessori

A Concentração é uma capacidade que se desenvolve desde que nascemos e de uma importância crucial na pedagogia Montessori. Uma Criança concentrada encontra-se num estado de meditação perante o que está a fazer, é uma Criança a trabalhar, que perde a noção do tempo e do que se passa à sua volta, e que quando regressa, vem calma e feliz.

Se interrompermos esse trabalho, não só estamos a transmitir a ideia de que o que está a fazer não é tão ou mais valioso que o motivo que nos leva a interromper, como, e mais importante, impede que desenvolva a sua capacidade de concentração.

Esta concentração está definitivamente a desenvolver-se quando um Bebé está fixo num móbil, numa luz, numa sombra, ou no que quer que esteja a captar a sua atenção, tal como quando uma Criança está concentrada a desarrumar uma gaveta ou a montar uma torre de caixas.

Ficam então as sugestões:

1. Procurar ambientes e materiais que não estimulem em demasia e dificultem dessa forma a concentração;

2. “Assim que a concentração começar, aja como se a Criança não existisse” (Maria Montessori). Antes de interrompermos um Bebé ou uma Criança que esteja a “trabalhar”, coloquemos a questão “necessito mesmo de interromper?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s